Feed, RSS??? O que é isso?!?!?!

Postado: domingo, 25 de janeiro de 2009 | Por : Joserilde "Joseload" Júnior | Em: , , ,

0


Quem nunca viu uma dessas imagens em algum site ou blog que levante a mão?
Pois é! Acho que todos já viram, e se não viu é porque voce é uma pessoa muito desligada, rsrs =D Bem, eu não vou dar uma explicação completa sobre o que é RSS e Feed, mas vou dar uma explicação que será suficiente para saber o que danado é isso e como usá-lo ;D

RSS é um recurso que faz com que sites e blogs possam divulgar conteúdo novo de uma forma rápida e precisa.

-Mas como é que essa coisa faz isso?


RSS é um recurso desenvolvido em XML (eXtensible Markup Language) que permite aos responsáveis por sites e blogs divulgarem notícias ou novidades destes. Para isso, o link e o resumo daquela notícia (ou a notícia na íntegra) é armazenada em um arquivo de extensão .xml, .rss ou .rdf (é possível que existam outras extensões). Esse arquivo é conhecido como feed, feed RSS.
O interessado em receber essa notícia ou novidades (voce) deve incluir o link contendo o feed em algum software que leia o RSS (chamado de agregador). Esse programa (ou serviço, se for um site ou e-mail) tem o objetivo de ler o conteúdo do feed, indexá-lo e mostrá-lo na sua interface.

-Éééé... e pra que serve isso?

Pra voce entender imagine a seguinte situação: voce é uma pessoa que gosta de comprar coisas novas. Então voce costuma passar, todos os dias, de loja em loja para ver se tem mercadorias novas. O que não deixa de ser uma chatice, pois - as vezes - não tem nada novo. Agora imagine que o agregador (software leitor de feeds) é uma pessoa que todos os dias passa na tua casa e te avisa se tem mercadorias novas nas lojas, fazendo com que voce não precise visitar tantas lojas todos os dias.
É isso que o agregador faz pra voce. Ele visita cada site (loja), em que voce assinou o feed, e verifica se tem notícias novas (mercadorias). Fazendo com que voce não precise visitar cada um dos sites.

-Olha! Que massa! Assim eu não preciso visitar cada um dos 30 blogs que costumo ler pra saber se tem post novo.

Pois é, era só isso que tinha pra dizer a voces hoje. Agora só falta voce assinar o RSS do Podscrer e receber nossos feeds em seu agregador favorito.

-Éééé... Eu não tenho um agregador.

Sem problemas, aqui vai uma lista de links com uns ótimos agregadores.

Google Reader
NewsGator
Bloglines
Netvibes
PageFlakes

Esses são suficientes, mas há muitos outros além desses. O que eu costumo usar é o Google Reader, recomendo ele.
Bom, era só isso e até mais povo de Deus o/
Podscrer!!!

0 comentários to Feed, RSS??? O que é isso?!?!?!