Delegacia Cristã Musical

Postado: quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011 | Por : Herbert McDonald | Em: , , , ,

0

Na quinta feira 12 de Março de 2009, às 15hs, foi realizada no Conselho Regional do Estado de São Paulo da Ordem dos Músicos do Brasil, uma sessão solene para nomear o novo Delegado e os novos fiscais que farão parte da primeira Delegacia Cristã Musical.Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Na sessão estiveram presentes o Presidente da OMB do Estado de São Paulo, Roberto Bueno (foto), o coordenador geral de fiscalização da OMB-SP, Álvaro Souza, Dra. Eulália, Chefe do Departamento Financeiro da OMB-SP, Dra. Jatyr, Chefe do Departamento Jurídico da OMB-SP e também o Dr. Milton José de Souza (foto abaixo), que foi nomeado primeiro Delegado da Delegacia Cristã Musical da OMB-SP.

Fundada no dia 22 de Dezembro de 1960, A OMB cria pela primeira vez um orgão voltado para a música cristã, a Delegacia Cristã Musical que vem com o objetivo de ordenar o trabalho dos músicos profissionais nas comunidades religiosas, nos estúdios, gravadoras e eventos de todo o segmento da música cristã.

Em processo inicial, a Delegacia irá fazer um trabalho de conscientização com os músicos atuantes no cenário da música cristã, passando a eles informações de como legalizar sua atividade profissional, e também sobre a infração penal que pode lhe ocorrer ao trabalhar sem a carteira.

O exercício ilegal da profissão está sob pena no Artigo 47 do código penal, e a pena para o profissional que comete essa infração é de multa no valor de mil reais ou 1 a 3 anos de reclusão. Em caso de reincidência o valor da multa é de dois mil reais.

A Ordem dos Músicos do Brasil é um Órgão Federal e tem poder tanto para legalizar como para fiscalizar músico profissional em seu exercício.

Segundo o presidente Roberto Bueno, o desejo de criar uma Delegacia Cristã Musical Cristã que pudesse legalizar o músico e dar a ele todo o conhecimento legal da profissão que lhe é incumbida, é um sonho antigo.

-A idéia de criar a Delegacia Cristã é antiga, surgiu há cerca de uns trinta anos atrás, mas sem ter o poder da caneta na mão, tudo se torna complicado e difícil. Mas essa semana foi plantada e regada durante todo esse tempo e agora ela brotou. – disse Roberto Bueno Presidente da OMB.

O mandato é anual e o ocupante do cargo pode ser reeleito sem nenhuma restrição no ano seguinte e vale tanto para o Delegado como para todos os fiscais.

Dr. Milton José de Souza tem 58 anos e está presente no meio musical há cerca de 35 anos, é compositor e já gravou com grandes nomes da música secular como a dupla Milionário e José Rico, o cantor Bebeto entre outros. Hoje ele se dedica a compor somente canções gospel e já possui 140 obras cristãs e está para lançar seu primeiro cd de música gospel. Possui três formações acadêmicas como, Ciências Contábeis, Ciências Jurídicas e Jornalismo. Foi Presidente do Ecade por cinco mandatos e atualmente também é vice-presidente do Sindicato dos Compositores e Intérpretes do Estado de São Paulo.

- Meu trabalho sempre foi em favor do repasse do direito autoral ao autor, que até hoje é lesado pelos técnocratas envolvidos no meio. Por isso criei a Associação Cristã Musical de Direitos Autorais que recolhe, arrecada, recebe e distribui esses direitos e repassa para o autor. Estou somando os Direitos Autorais, as Atividades Profissionais e a Ordem dos Músicos, para que o músico, o compositor cristão o tenha todas as facilidades e seja reconhecido no mercado como um profissional normal. A Ordem dos Músicos do Brasil- Conselho Regional do Estado de São Paulo está de portas abertas para receber os músicos que estejam passando por necessidades financeiras, e isso venha a se tornar uma dificuldade de tirar a carteira, nós estamos criando condições, facilitando o pagamento em três vezes, e tudo o que for possível fazermos para ajudar o músico a conquistar uma colocação profissional e viver da música a Ordem estará de portas abertas.- disse Dr. Milton Delegado da Delegacia Cristã Musical da OMB-SP.

A sessão solene além de ter nomeado Dr. Milton José de Souza Delegado da Primeira Delegacia Cristã Musica da OMB-SPl e seus trezes fiscais, também prestou uma homenagem a personalidades da músca, política e comunicação entre eles, a cantora Adriana Cabral, o pastor Geromilton da IIGD, Carlinhos Gerd da banda Gerd, Wagner Gimenez, diretor comercial da Nossa Rádio Fm.

Os pagodeiros Salgadinho e Netinho de Paula, o Deputado Federal Bispo Gê, também foram homenageados pela OMB-SP, porém não estiveram presentes e enviaram seus assessores para representá-los na sessão.

Trilha Sonora

O saxofonista André Paganelli esteve presente na ocasião e tocou ao vivo a canção congregacional “Grandioso és Tu” e emocionou a todos.

Após o encerramento da solenidade, o Conselho Regional do Estado de São Paulo ofereceu ao público presente um lanche, com direito a música ao vivo executada pelo saxofonista Paulo Roberto Lima, o pianista Zuza e o trompetista João Vicente da Silva.

Dos vinte e sete Conselhos Regionais da Ordem dos Músicos do Brasi, somente o Conselho Regional do Estado São Paulo criou a Delegacia Cristã Musical.

0 comentários to Delegacia Cristã Musical