Homem cego é curado por células-tronco

Postado: domingo, 27 de dezembro de 2009 | Por : Rivaldo Rodrigues | Em: ,

0





Um homem de 38 anos recuperou a visão de um dos olhos graças a uma nova terapia de células-tronco. Não se trata da cura para a cegueira de todos no mundo, mas é um baita passo adiante. Vamos te falar como funciona.

O inglês Russell Thurnbull foi atacado com amônia há 15 anos, durante uma briga de rua. Como consequência, ele adquiriu uma doença extremamente dolorosa chamada Limbal Stem Cell Deficiency, que resultou na cegueira de um dos olhos. Depois de muita medicação, ele se tornou uma espécie de rato de laboratório, servindo como cobaia para todo tipo de tratamento até que uma equipe do Newcastle North East England Stem Cell Institute conseguiu a cura milagrosa que ele tanto esperou.

Primeiro a equipe retirou uma pequena amostra de células-tronco da córnea do seu olho saudável. Este milímetro quadrado de células foi depositado em uma membrana amniótica, que por sua vez foi colocada em um líquido composto pelo seu próprio sangue, glicose, insulina e hidrocortisona. As células crescem nesta solução até cobrir completamente a membrana, que depois é usada para substituir a córnea defeituosa.

Russel recuperou 100% da sua visão depois de apenas oito semanas da operação

Fonte: Channel 4

0 comentários to Homem cego é curado por células-tronco