Bolómetro cintilante captura matéria escura

Postado: domingo, 4 de outubro de 2009 | Por : Rivaldo Rodrigues | Em: ,

0

O físico Eduardo Abancéns, da Universidade de Zaragoza (Espanha) esta desenvolvendo o "Bolómetro cintilante" um aparelho detector de matéria escura.

A matéria escura, que se acredita formar 20% do universo, é invisível para nós. Sabemos que ela está lá, flutuando em algum lugar, porque ela afeta o comportamento das galáxias e estrelas. O bolómetro cintilante é um cristal que, em teoria, seria capaz de detectá-la. Ele é tão puro que consegue conduzir a energia gerada quando uma partícula de matéria escura atinge o núcleo de um dos átomos do cristal.

O cristal é colocado dentro deste recipiente de chumbo para evitar interferência de raios cósmicos. O instrumento ficará debaixo de quase 1 km de rochas, em um laboratório subterrâneo, e congelado até quase o zero absoluto (273 graus Celsius negativos). Desta forma, se uma partícula de matéria escura colidir com um átomo do cristal, a equipe comandada por Abancéns será capaz de detectar uma mudança na temperatura e confirmar a existência de matéria escura. Ou, pelo menos, é isso que eles dizem.

Eu como estudantes da área de tecnológica adoro coisas desses tipo, quanto mais eu estudo e descubro os mistérios da ciência, mais eu me surpreendo com Deus e com a sua sabedoria. Bem cada um acredita no que quer , mas toda vez que eu olho para o céu estrelado sinto que nada disso pode ter vindo do acaso e sim como obra de um Deus cuidadoso e detalhista.

Bem eu não vou entrar em detalhes e sair argumentando sobre a minha crença, mas, quem quiser debater e só clicar ai em baixo e sair comentando ^^.

Mais informações : Sinc

0 comentários to Bolómetro cintilante captura matéria escura