Regeneração ao estilo X-Men

Postado: domingo, 11 de outubro de 2009 | Por : Unknown | Em: ,

0

Lembram do Wolverine personagem dos X-Men? Pois é parece que um grupo de cientistas andaram lendo estórias em quadrinhos e resolveram estudar uma forma de injetar nanopartículas portadoras de genes especiais em células-tronco, de modo que machucados se curem mais rápido assim como acontece com o nosso mutante de garras afiadas.

A ideia básica é usar nanopartículas para injetar nas células-tronco um gene que "encoraja o crescimento de novos vasos sanguíneos para manter o tecido vivo". Os resultados em ratos são encorajadores:

Quando as células modificadas foram injetadas em ratos que tiveram membros do corpo fraturados, o tecido que cresceu tinha até três vezes mais densidade de vasos sanguíneos do que os ratos que receberam células não modificadas. Quatro semanas depois, somente 20% dos ratos que receberam células modificadas perderam seus membros, contra 60% dos ratos que receberam células normais.


O problema com a injeção de células dessa forma é que os efeitos parecem diminuir com o tempo. Os cientistas então trabalhando em outros métodos, como o uso de um vírus para transportar as células, mas "o método viral tem seus riscos -- os vírus podem se integrar ao genoma das células permanentemente, potencialmente causando câncer ou reações imunológicas". Bem, acho que vamos continuar nos arrebentado todo e ficando de cama como no modo tradicional, mas quem sabe nosso bisnetos tenham mais sorte (ou acabem soltando raios pelos olhos ou como aqueles zumbis de "Eu sou a lenda").

Fonte: Discover

0 comentários to Regeneração ao estilo X-Men