Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim?

Postado: quinta-feira, 9 de abril de 2009 | Por : Herbert McDonald | Em: , , ,

2

Passamos a infância todinha cantando a musiquinha...coelhinho da páscoa, que trazes pra mim? 1 ovo, 2 ovos 3 ovos assim...
Está chegando a Páscoa, e todos sabemos o quanto aqueles deliciosos ovos de chocolate nos fascinam, chocolates com todos os recheios imagináveis, eu só imagino os chocólatras nessa época..rsrsr.

Os chineses e os persas, assim como os romanos e algumas tribos germânicas, consideravam o ovo um símbolo de vida e do renascimento de cada primavera após a noite invernal, razão pela qual o adotaram como objeto de culto e de veneração.

A movimentação dos astros, principalmente o Sol, assim como o ciclo das estações, eram de importância vital para as civilizações antigas baseadas na agricultura, o que explica a presença deste símbolo universal em diversas festividades anuais, especialmente nas ligadas à primavera.

Vários povos, como os chineses, os persas e os gauleses, pintavam ovos de diversas aves com cores vivas para evocar o sol da primavera, que aparece nesta época do ano no hemisfério norte, e que para os antigos representava um retorno à vida.

Bem, no século XVIII, a religião oficial de Roma resolveu consagrar o ovo como simbolo da Páscoa. Nas missas os ovos eram benzidos e levados para casa, pelos fiéis, como sinal da fertilidade e da reprodução da vida. Toda a origem desse ritual, no entanto, estava presa a um ritual aos deuses babilônicos e aos cultos pagãos. Roma inseriu isto na ordem do culto, para uma unificação religiosa, uma conciliação entre os religiosos da época.Foi aê que o ovo foi considerado um símbolo da páscoa.
Em 1928, as industrias de cacau começaram a trabalhar e produzir ovos de páscoa em chocolate. Ovos que antes eram de galinha e pato, levados para casa como simbolo de fertilidade e adoração aos deuses da época.

Muitas igrejas não falam nada a respeito, outras proibem, e outras estão no muro...

O que vocês acham? Devemos comer ovos da Páscoa sim ou não? e o coelhinho...que fazemos com ele..kkkkk

2 comentários to Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim?

Como sou apaixonada por chocolate, acho dificil não comer nada nessa época! Na verdade, apesar de toda a simbologia colocada, eu como ovos de páscos sem culpa, pq o significado que eles tem pra mim é apenas chocolate! Se for por isso, não podemos comer acarajé na bahia porque são oferecido a não sei que entidade.. Não podemos tomar coca-cola porque tem um chifre no rótulo. E maionese então? não pode ser HELLmans.. enfim! Se a gnt for se prender a detalhes acaba sem muita opção!

Podscrer Bárbara..se não comermos ovos de chocolate na páscoa vamos comer qndo?ovos de chocolate só existem na páscoa. O q interessa é o grau de importância q vc dá aos ovos, não podemos esquecer o real significado da páscoa e colocar os ovos e o coelhinho como mais importantes, né não?!rsrs
vlw