Os "Sem João" das igrejas

Postado: terça-feira, 23 de junho de 2009 | Por : Herbert McDonald | Em: , , ,

0

Hoje dia 23, é véspera de São João, uma festa muito celebrada no nordeste e em muitos lugares no mundo, muita comida típica e danças, uma festa celebrada pelos seculares mas as igrejas estão também celebrando e estão chamando de "Sem João".

O São João, faz parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão. Assim como a cristianização da árvore pagã "sempre verde" em árvore de natal, a Festa Junina do dia de "Midsummer" (24 de Junho) tornou-se, pouco a pouco na Idade Média, um atributo da festa de São João Batista, o santo celebrado nesse mesmo dia. Na Suécia é a segunda maior festa celebrada no país. As festas juninas são sempre cheias de muitas danças, movidas pelo forró, com quadrilhas onde as pessoas se vestem com roupas típicas do período junino, há também a tradição de soltar fogos de artifícil e balões. Isso tudo acontecce no meio secular, mas ultimamente as igrejas estão fazendo no mesmo período a festa chamada "Sem João".

O Sem João é uma festa com algumas características da festa junina, com comidas típicas, roupas caracteristicas do São João, mas sem a famosa quadrilha(para muitos que gostam de dançar isso é ruim..kkkk). Mas porque as igrejas estão fazendo esses "Sem João"? Essa festa feita pelos cristãos, são para mostrar as pessoas o verdadeiro sentido do São João e levar a palavra para aquelas pessoas que gostam de celebrá-lo, uma festa pagã que celebra a morte de João Batista, um servo do senhor que batizou Jesus nas águas e teve sua cabeça cortada e dada para uma mulher numa festa que ficou conhecida como festa de São João. Muitos comemoram e não sabem o significado. Os Sem João estão aí para falar sobre a verdadeira essência dessa comemoração e é mais uma maneira de levar a palavra para as pessoas que ainda estão presa a essa tradição.

O que você acha dessa iniciativa? você já participou de algum "Sem João"?

0 comentários to Os "Sem João" das igrejas