Um país que envelhece

Postado: sexta-feira, 3 de julho de 2009 | Por : Vanúsia | Em:

0


Essa semana discutia numa roda de amigos da faculdade, o quanto o número de idosos aumentou no país, é o Brasil envelhecendo gente. Segundo o IBGE , os idosos hoje são hoje 9% da nossa população, que tem em média 68,6 anos. Estima-se que em 2020 a população com mais de 60 anos no País pode chegar a 30 milhões de pessoas (13% do total), e a esperança de vida, a 70,3 anos.

Eles nos contam suas histórias, produziram culturas, do nosso dia a dia, e muitas vezes são esquecidos por nós. O que me incomoda de verdade é o quanto os idosos são desrespeitados e mal tratados. Hoje pude observar em um ônibus, o quanto as pessoas não os respeitam, um simples ato de ceder um lugar de acento, de atravessar a rua, e as pessoas ainda ficam pregando peças dos esquecimentos deles, dão risadas quando eles caem, o Brasil é o único país que tem um estatuto do idoso, mesmo assim isso tudo ainda acontece freqüentemente, muitas famílias tem idosos nos lares e os ignoram ou os tratam mal, a rejeição e o abandono é uma das piores violências que se pode causa contra um idoso. O que temos que perceber é que nós que ainda não vivemos a velhice, um dia viveremos e sabemos que vivemos hoje o que plantamos ontem, e o nosso amanhã nada mais será que a colheita do que estamos semeando hoje.

Então galerinha, se você convive com idosos ou se encontrar com um, lembre-se que esses contribuíram muito para que hoje sejamos o que somos, e que um dia você estará no lugar de um deles.

Tratemos sempre os outros, como queremos ser tratados.

0 comentários to Um país que envelhece