Sérgio Pimenta: Música cristã com ótimo tempero!

Postado: quinta-feira, 18 de março de 2010 | Por : Yuri Padilha | Em: , , , , , , , , , , , , ,

6


Ministérios de adoradores extravagantes, espontâneos ensaiados, mantras enxarcados de lágrimas, declarações beijoqueiras de amor, ministrações de auto-ajuda triunfalistas, atrevidas e pidonas; tudo isso sob ritmos longe de qualquer característica tupiniquim. Em meio a tudo isso, há quem sinta falta de poesia e a simplicidade de um só violão bem brasileiro. Dizem que gosto não se discute. Eu digo que o bom senso tem sido torturado.

Sérgio Pimenta foi um dos poetas cristãos mais influentes na música cristã brasileira. Integrante do "Vencedores Por Cristo" nos anos 70 e 80. Autor de músicas como Cada Instante, Você pode ter, Pescador (A MINHA PREFERIDA), Tudo ou nada, Resposta Certa, É preciso, Vem comigo, Fruto da semente, Para sempre e mais, Quando se está só, A moça do poço, Fonte. Todas elas cheias de identidade musical brasileira. Não era pra menos, Sérgio Pimenta era negro, cariocão e estava vivendo numa época extramente fértil na MPB - década de 70 - quando pintavam Elis Regina, Tom e Vinícius, Chico Buarque, Edu Lobo, o pessoal do Clube da Esquina, Caetano e Gil, Carlos Lyra, os Novos Baianos, Alceu, Fagner, Belchior, Mutantes, João Bosco e outros gênios mais, inclusive os meninos de Liverpool. Some todas essas influências a uma profunda intimidade a Cristo. E, aqui, entenda intimidade não por chamar Jesus de amado, dizer que quer tocá-lo, abraçá-lo ou até beijá-lo. Mas um conhecimento dos designíos cultivado desde a infância através do milagre das escrituras, submissão a Deus e muita mansidão.

Foi o Sérgio juntamente com um time formado por Aristeu Pires Jr. de Brasília, os paulistas Guilherme Kerr, Nelson Bomilcar, Gerson Ortega, Arthur Mendes que mudaram a música cristã brasileira no disco "De Vento Em Popa" (1979) do VPC, abandandonado as traduções e partindo pras composições autorais. Além de querer trazer pras igrejas muita barulheira desde baião a Beatles numa época onde os cultos eram nada menos que solenes e bem "engomados" com sua música sacra, dando espaço apenas para o órgão. Esse, sim, foi um verdadeiro "reteté".

Sinto falta de algo como Pimenta para dar sabor a essa comida sem identidade que é a música (mau) servida no meio cristão. Não, eu não esqueci das especiarias poéticas João Alexandre, Jorge Camargo, Carlinhos Veiga, Expresso Luz, os meninos do Crombie, Baixo & Voz e alguns raríssimos tempeiros. Mas eles não estão nas mesas. O que, infelizmente, se encontra por aí é só fast-food, nada de 'sustança'. Talvez, porque ainda somos crianças na fé, só tomamos leitinho. E criança, ainda tem o paladar em formação, adora comer bagana. A gente mata a fome, mas não se alimenta. Não basta o pão servido em letras belíssimas e harmonias bem preparadas, o que é apreciado é um sanduba musical repetitivo com uma ministração ketchup pobres em nutrientes. Por que não uma feijoada com farinha?

Pimenta no meu ouvido é refresco pra alma!



Download "De Vento Em Popa": http://bit.ly/bFXqbx

*** As informações sobre o Pimenta foram extraídas, principalmente, de um texto do seu amigo pessoal Quico Fagundes.

6 comentários to Sérgio Pimenta: Música cristã com ótimo tempero!

Falou e disse! Chega bateu uma fome danada de boa música... Palavrantiga também cai bem. E é isso aí... Parabéns pela postagem, Seu Padilha!

Parabéns pelo texto, realmente pertinente o assunto...

Post show de bola!!Apesar de não conhecer muito dele, é disso q precisamos:Música cristã de qualidade!!Chega de mantra gospel, de ritmos enlatados dos EUA e Austrália!!
Parece que quando alguns músicos se convertem eles perdem totalmente a criatividade..danado é?!!Será q se Djavam se convertesse ele passaria a tocar Hillsong??rsrsrsrsrsrs..

Queridos apreciadores da boa música!!
Me converti na década de 80, ouvindo essa nata da música gospel. VPC, Sérgio, Nelson, Guilherme Kerr, Jorge Camargo, João Alexandre e outros...
Acabei descobrindo com o passar do tempo, que não poderia viver apenas desfrutando das boas letras e do talento literário.
O que se vê na verdade é que o tempo passou e convenhamos essas lidíssimas músicas não são mias a realidade das igrejas de hoje. Com todo respeito aos que criticam os Ministérios Internacionais, saibamos que esse é o momento deles, e se nós temos trazido para o nosso convívio, não é culpa deles, somos nós que queremos "algo novo". De um a coisa eu sei, eles estão adorando a Deus, e ao invés de criticarmos, deveríamos fazer o nosso "mover tupiniquim" valer a pena no quesito adoração, para não nos pegarmos rejeitando aos que estão fazendo!
Abraços
Pr. Carlos
Salvador - BA

Sergio Pimenta, é louvor e adoração, mas também é arte, lirismo, poesia da mais alta qualidade e lógicamente bagagem litarária. Falta vida inteligente na música evangélica de hj.
Parabéns pelo texto

Cara.. acertou em cheio com esse texto! Quando ouço Sérgio Pimenta fico com saudade de um tempo que eu não vivi...

As letras são muito do Evangelho!! Bem brasileiras, nada de enlatados americanos..

O amigo de Salvador que me desculpe.. mas se formos olhar para a música de maneira geral como ele está propondo, então vamos começar a ter que aceitar toda esa porcariada de sertanojo e funk das popuzudas, afinal, eles estão no seu momento! rsrsr

Público pra porcaria sempre vai ter.. se as igrejas de hoje não vivem o que as músicas mais antigas cantavam.. então é hora de repensar a nossa prática cristã..

Parabéns pela publicação! Escrevi algo no meu blog sobre minha visita ao Som do Céu! Música mistura a gente por dentro neh...

Abraço!