"liberdade musical já"

Postado: terça-feira, 25 de agosto de 2009 | Por : Herbert McDonald | Em: ,

2

Você é de São Paulo e faz parte do ministério de louvor da sua igreja? tem a carteirinha de músico? Se não tem, saiba que a sua igreja pode ser multada pela OMB (Ordem dos Músicos do Brasil),isso tudo por causa da Lei 3.857, de 22 de dezembro de 1960, que regula a atividade de músico, exigindo que só pode exercer a profissão quem estiver registrado na OMB e também pela criação da Delegacia Musical da Igreja.
Você paga uma taxa, faz uma prova, se passar ainda paga uma taxa anual de R$ 100.
Os músicos nas igrejas de São Paulo, vão ter que possuir a sagrada "carteirinha" pois a Delegacia Musical Cristã, criada em março de 2009, tem como objetivo fiscalizar se os músicos estão cadastrados na OMB. Isso na verdade não faz sentido, como pode uma pessoa se dedicar a tocar nas igrejas por livre e espontânea vontade e amor a obra, ainda ter que estar inscrito na OMB pagando uma taxa anul e não receber nada por isso. A igreja Bola de Neve Church em São Paulo, foi multada pelos seus músicos não possuírem o documento da OMB, a igreja através de seus advogados foi obrigado a entrar com um mandado de segurança para evitar o pagamento desta multa. A liminar foi deferida, suspendendo o auto de infração e impedindo, até o julgamento do mérito, que a autarquia tome qualquer atitude coercitiva em face da igreja e músicos que tocam em seus cultos. “A petição teve vários embasamentos legais, como a liberdade constitucional de culto e a voluntariedade dos músicos da igreja, entre outros”, informou a advogada Taís Piccinini, responsável pela ação em entrevista para a matéria também sobre este mesmo assunto no portal Cristianismo Hoje. “O que acontece na igreja não é e nunca foi um show, mas culto a Deus, onde o amor e dedicação são os únicos incentivos para o trabalho no templo.” declara. Uma esperança contra está autarquia, é a PL 223/09 do nobre Deputado Giannazi(PSOL), que pretende garantir o livre exercicio da atividade de músico no Estado de São Paulo.
E se isso se alastrar por todos os estados do Brasil, como vai ser aquelas pessoas que muitas vezes aprendem a tocar no ministério de louvor e não tem condições de pagar essa taxa anual a OMB?

Fonte: Love.as

2 comentários to "liberdade musical já"

Olá..eu e meu noivo somos líderes de ministério de louvor aqui na igreja; eu sou cantora professora de música e meu noivo tbm é professor e músico profissional OMB. Trabalhamos com música, porém ainda não somos remunerados pela igreja. Precisamos da carteira pq vivemos disso somos professores de música. Incentivo nossos colegas de ministério a terem a carteira de músico sim... porém essa lei é realmente abusiva. Uma solução para isso seria aplicar a mesma regra q éw usada para bandas e músicos e q tocam em barzinho - da importancia de no mínimo 1 membro da banda ou o musico solo ter o registro na Ordem. Acho importante ter pessoas de qualidade nos ministérios.
Se os pastores precisam estudar que diremos nós músicos.
Quanto ao valor anual de 100,00 qm é músico ganha isso em uma hora aula gnt... fala séio isso não é dificuldade...

Késsia é verdade, realmente o que disse tem sentido quanto ao estudo, as pessoas que estão no louvor precisam sim se dedicar estudar mas essa lei é sem noção, os músicos das igrejas nem sempre são músicos profissionais e geralmente não dão aulas eles fazem por amor a obra. E os que estão começando a tocar, que na maioria das vezes aprendem na igreja tocando nos cultos, como ficam?