Dia Mundial Sem Carro no Brasil

Postado: terça-feira, 22 de setembro de 2009 | Por : Herbert McDonald | Em:

0


As principais capitais brasileiras reservaram diversas atividades para o Dia Mundial Sem Carro --realizado em várias cidades do mundo nesta terça-feira. A ideia de reservar ao menos um dia do ano para diminuir a utilização de automóveis surgiu na Europa nos anos 90 e ganha mais adeptos à medida que crescem os debates sobre os impactos ambientais e urbanísticos provocados pelos veículos.


São Paulo

Em São Paulo, a programação divulgada pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente inclui uma manifestação das 7h às 19h na rua Padre João Manoel, entre a avenida Paulista e a alameda Santos, em que vagas de estacionamento na rua serão transformadas em "local de convivência". Também será promovida uma "bicicletada" com saída programada para as 20h, da praça do Ciclista (avenida Paulista com Consolação). A programação do Movimento Nossa São Paulo está disponível em um site.

Entre 9h e 12h30, a Fundação SOS Mata Atlântica pretende reunir 200 pessoas na ponte das Bandeiras, na marginal Tietê, para encenar uma "manhã de praia". Eles devem fazer caminhadas, jogos e, dependendo do tempo, até tomar banho de sol. Nesta terça-feira também é comemorado o Dia do Rio Tietê.

Rio

No Rio, o prefeito Eduardo Paes (PMDB) promete aderir à proposta da data e ir trabalhar de bicicleta. Ele convocou a imprensa para registrar sua saída da residência oficial da Gávea Pequena às 6h e acompanhá-lo no trajeto de cerca de 10 km até o Palácio da Cidade.

A prefeitura também proibiu o estacionamento de funcionários e visitantes nos prédios municipais, com exceção dos veículos operacionais. No centro, também será proibido estacionar no quadrilátero formado pela rua Santa Luzia, avenida Presidente Antônio Carlos, rua da Assembleia e avenida Rio Branco.

"Cerca de 20% da população do Rio usa o automóvel como meio de transporte todos os dias. O que estamos propondo é que esses 20% se desloquem, por um dia apenas, como os 80% restantes fazem o ano inteiro", afirma Alexandre Sansão, secretário municipal de Transportes.

Curitiba

Em Curitiba (PR), a prefeitura fechará 40 quadras de 15 ruas do centro das 6h às 20h. Apenas ônibus, bicicletas, pedestres e veículos de emergência terão acesso. Segundo a prefeitura, no lugar de carros as ruas serão tomadas por ações de educação de trânsito, exames de saúde, e atividades de lazer. Quatro ciclotaxis --charretes puxadas por bicicletas-- levarão curitibanos e turistas por passeios pelas principais ruas bloqueadas.

Brasília

Em Brasília, o Ministério das Cidades vai apoiar a realização de diversas atividades. Uma bicicletada sairá do Museu da República às 8h. Os ciclistas seguem até a Torre de TV, e, às 8h30, o ministro Márcio Fortes promete se juntar ao grupo e ir até o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, pedalando, para participar do 10º Congresso Brasileiro de Municípios. Às 10h30, o ministro participa do lançamento do Concurso de Ideias para Mobilidade com Bicicletas, promovido pela UnB, no estacionamento do ministério.

Fonte: folha online

0 comentários to Dia Mundial Sem Carro no Brasil